163 - IMPORTÂNCIA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA IDENTIFICAÇÃO DE FATORES DE RISCO NA GESTAÇÃO
Universidade Regional do Cariri-URCA; Universidade Estadual do Ceará-UECE.
Antecedentes/Objetivos: A atenção à saúde materna é um dos fundamentos da assistência primária, sendo essencial para a redução da morbimortalidade materna e infantil. No Brasil, os agentes comunitários de saúde (ACS) desempenham uma importante função no cuidado pré-natal, pois são um dos responsáveis pela identificação precoce de fatores de risco, permitindo a intervenção precoce e a prevenção de complicações. Assim, o objetivo deste estudo é revisar na literatura a importância dos ACS na identificação precoce de fatores de risco na gestação, destacando sua atuação na promoção da saúde materno-infantil e na redução de complicações obstétricas.
Métodos: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF e Ministério da Saúde, no mês de março de 2025, por meio da Biblioteca Virtual em Saúde. Os descritores utilizados foram “Gravidez”, “Agentes Comunitários de Saúde”, “Saúde Materna” e “Risco” com o emprego do operador booleano AND.
Resultados: Foram encontrados 37 estudos, que após a aplicação dos filtros de critérios de inclusão: artigos publicados em português e inglês, artigos originais em texto completo, restaram 27. Após aplicados os critérios de exclusão, por incompatibilidade com o tema, restaram cinco. Os estudos mostraram que os ACS são essenciais na detecção de sinais de risco, monitoramento da saúde das gestantes e promoção de práticas preventivas.
Conclusões/Recomendações: As visitas domiciliares permitem identificar condições que poderiam ser negligenciadas como hipertensão arterial, diabetes gestacional, desnutrição e infecções, garantindo encaminhamento precoce e continuidade do cuidado. No entanto, desafios como a falta de capacitação contínua, especialmente no manejo de gestações de alto risco, ainda persistem. Dessa forma, é fundamental investir na formação e no fortalecimento das ações dos ACS para o fortalecimento da assistência pré-natal de qualidade e para promoção da equidade de acesso aos serviços de saúde.
Financiamento: PIBIC-URCA-BSOCIAL.