125 - USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOTRÓPICAS RELACIONADO A SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES: SEGUNDO A PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE DO ESCOLAR (PENSE- 2019)
Laboratório de Escrita Científica, Universidade Federal do Espírito Santo; Programa de Pós-graduação em Nutrição e Saúde, Universidade Federal do Espírito Santo.
Antecedentes/Objetivos: A adolescência é um período crítico para o desenvolvimento de comportamentos de risco, como o consumo de álcool, cigarro e drogas ilícitas, que podem impactar negativamente a saúde mental e física. Fatores emocionais, hábitos familiares e possíveis experiências de violência podem impactar ou influenciar no consumo dessas substâncias. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar a relação entre o uso de substâncias psicotrópicas com os fatores emocionais que impactam a saúde mental de adolescentes.
Métodos: Os dados foram obtidos da PeNSE-2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com amostra de 188.000 adolescentes. Foram analisadas as variáveis de consumo de álcool, uso de cigarro e drogas Ilícitas, relacionada às variáveis dicotômicas de saúde mental autorrelatadas (tristeza, irritação, preocupação, agressão física e sexual), e também uso de cigarro no ambiente familiar e busca de atendimento em saúde mental durante o ano. Foi realizado teste de qui-quadrado de independência (2 × 2) para investigar a associação entre uso de substâncias, fatores emocionais, ambiente familiar e comportamento em saúde. As análises foram realizadas com o software IBM SPSS Statistics (versão 27.0).
Resultados: 22,6% dos adolescentes que já experimentaram cigarro, sendo 16,1% cigarro eletrônico e 19,1% com 14 anos de idade, neste grupo 23,5% relataram se sentir tristes, 33,2% já sofreu algum tipo de agressão física e 37,0% agressão sexual, além disso, 73,8% dos adolescentes relataram que apenas o pai fuma, 12,3% apenas a mãe e 7,8% ambos. Quanto ao consumo de álcool, 63,5% já beberam e 22,4% com 14 anos de idade, e 66,1% dos que se sentem irritados ou nervosos, 79,9% já sofreram agressão. Em relação a outros tipos de drogas 24,9% tinham 15 anos, 13,7% se sentem tristes e 24,7% ja sofreram agressão sexual. A busca por atendimento em saúde mental foi de 25,3% dos alunos. O teste qui-quadrado de Pearson mostrou associações significativas (p < 0,001) entre o uso de substâncias psicotrópicas e comportamentos emocionais.
Conclusões/Recomendações: O uso de substâncias psicotrópicas foi associado aos fatores emocionais, especialmente na faixa etária de 14 a 15 anos. Esses achados reforçam a necessidade de intervenções integradas que abordam tanto os aspectos emocionais quanto os contextuais sociais, para promover a saúde mental e reduzir comportamentos de risco entre adolescentes.