878 - ABORDAGEM DAS REALIZAÇÕES E LAMENTAÇÕES DE ESTUDANTES DE MEDICINA PARA O SENTIDO DA VIDA NA VISÃO DA LOGOTERAPIA DE VIKTOR FRANKL
Faculdade de Medicina Nova Esperança.
Antecedentes/Objetivos: A Logoterapia propõe que a busca pelo sentido da vida é uma força motivadora fundamental para o ser humano, especialmente no contexto da saúde mental e emocional. Essa abordagem proporciona fundamentos existenciais que auxiliam na compreensão das experiências humanas possibilitando a contribuição na formação médica que é destacada por exigências e impactos significativos que requer reflexões intensas sobre o sentido da vida. O objetivo desse trabalho é refletir sobre como os estudantes de Medicina efetivam suas realizações e lamentações à luz da Logoterapia de Viktor Frankl.
Métodos: Estudo de natureza aplicada, caráter exploratório e abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 65 estudantes do sexto ano da Faculdade de Medicina Nova Esperança em João Pessoa, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais a partir de duas questões norteadoras: “Se o relógio da sua vida acabar de meia noite, quais seriam suas principais realizações”? “Se o relógio da sua vida acabar de meia noite, quais seriam suas principais lamentações por não ter realizado”? Para a análise dos dados foi utilizada a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que possibilita promover a escuta coletiva de um grupo a partir de ideias centrais e palavras-chave.
Resultados: Foram identificadas duas categorias de realizações: "Viver a vida intensamente e plena de significados, com ênfase na base familiar" e "Sentimento de realizações e gratidão por concretizar sonhos pessoais e profissionais." Além disso, foram observadas duas categorias de lamentações: "Não ter valorizado minhas conexões e relações interpessoais" e "Frustração por não ter concretizado os sonhos pessoais e profissionais”, embora apresentem diferenças nas percepções, há um grande apelo à consideração familiar, à espiritualidade e a finalidade de sentido da vida, validando o papel central na construção da individualidade e bem-estar dos estudantes.
Conclusões/Recomendações: Apesar dos discursos terem sido gerados com estudantes de apenas uma faculdade de medicina, eles representam uma coletividade, considerando a recorrência de falas que compartilham o mesmo sentido. O estudo apresenta potencial impacto para a formação de profissionais mais humanos e engajados na promoção da saúde no âmbito acadêmico, no cultivo da felicidade compartilhada e na ampliação do bem-estar individual e coletivo reforçando práticas humanas e sensíveis na promoção de uma medicina centrada no paciente.