Journal Information

Congress

Congress content
Congress
XLIII Reunión anual de la Sociedad Española de Epidemiología (SEE) y XX Congresso da Associação Portuguesa de Epidemiología (APE)
Las Palmas De Gran Canaria, 2 - 5 September 2025
List of sessions
Communication
CR 05. Entorno urbano y desigualdades
Full Text
Download PDF
Share
Share

1054 - EQUIDADE NO ACESSO A SAÚDE BUCAL: ANÁLISE DE DADOS ENTRE ZONAS URBANAS E RURAIS DO BRASIL

K. Melo Ferreira da Silva, L.M. Monteiro de Sousa, J. Paulino Areias, A. Galdino dos Santos, L.C. de Abreu, R.P. Martins Silva

Universidade do Estado de Minas Gerais; Laboratório de Escrita Científica, Universidade Federal do Espírito Santo; Programa de Pós-graduação em Nutrição e Saúde, Universidade Federal do Espírito Santo.

Antecedentes/Objetivos: O tratamento odontológico na rede pública continua a ser um desafio nos sistemas de saúde contemporâneos, com disparidades particularmente acentuadas entre contextos urbanos e rurais. Estudos recentes demonstram que populações rurais enfrentam barreiras multifatoriais, incluindo menor disponibilidade de serviços, dificuldades geográficas de acesso e carência de profissionais qualificados, que resultam em indicadores de saúde bucal sistematicamente inferiores aos das áreas urbanas. O objetivo deste trabalho é identificar as desigualdades no acesso aos serviços de saúde bucal entre populações urbanas e rurais.

Métodos: Foi utilizado o banco de dados públicos da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2019), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com uma amostra de 94.114 pessoas. A variável de situação censitária (urbana ou rural) foi analisada em relação ao acesso a serviços de saúde bucal: tipo de tratamento realizado (serviço público ou privado) e o motivo da consulta (preventivo ou curativo), e também as variáveis sociodemográficas (renda familiar inferior ou superior a 2 salários mínimos; raça/cor e as 5 regiões brasileiras). Foi realizado o teste 2 × 2 de independência para as variáveis dicotômicas, e frequências relativas utilizando o software IBM SPSS Statistics (versão 27.1).

Resultados: O uso de serviço pelo SUS foi de 19,7% em áreas urbanas, enquanto a área rural registrou 47,7%. Consultas preventivas predominaram em zonas urbanas com 48,9%, já a busca por atendimentos curativos em áreas rurais foi de 67,1%, padrão acentuado nas regiões Centro-Oeste com 56% e Nordeste com 59,2%. A análise socioeconômica da área rural foi que 94,9% dos domicílios possuem renda abaixo de 2 salários mínimos, enquanto 79,4% estão registrados nas áreas urbanas. Quando observada sob o recorte étnico-racial, a população preta com 89,9% e indígena com 91,5% encontram-se em estratos de renda significativamente inferiores à média nacional.

Conclusões/Recomendações: O estudo identifica associação entre determinantes geográficos e sociais com desigualdades no acesso à saúde bucal, evidenciando a necessidade de ampliação da atenção primária em áreas remotas, estratégias específicas para populações vulneráveis e reorientação do modelo assistencial para prevenção.

List of sessions

Idiomas
Gaceta Sanitaria
es en

¿Es usted profesional sanitario apto para prescribir o dispensar medicamentos?

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?