450 - PROJETO EDUCAGE: UMA ABORDAGEM INOVADORA BASEADA NA TRANSIÇÃO DIGITAL PARA CAPACITAR OS CUIDADORES
Instituto Politécnico da Guarda; CCMIJU; MORE; University of Hradec Králové; Charles University; Semmelweis University, Institute of Mental Health; Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.
Antecedentes/Objetivos: O plano para a Década de Envelhecimento Saudável 2020-2030, publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), destaca que os cuidadores, incluindo jovens e membros da família, desempenham um papel fundamental como educadores para promover o envelhecimento saudável para as gerações atuais e futuras, bem como a solidariedade intergeracional. Este plano salienta a importância de garantir que cuidadores formais e informais recebam o apoio e o treino necessários, e de oferecer recursos on-line para cuidadores informais como parte do desenvolvimento das suas capacidades. Neste sentido, este projeto tem como objetivo capacitar os cuidadores que apoiam os idosos em estratégias de Envelhecimento Saudável, assentes numa transformação digital. Pretende-se melhorar a saúde e o bem-estar da pessoa idosa cuidada, mas também da pessoa que cuida.
Métodos: O projeto desenvolveu conteúdos e ferramentas de acordo com as políticas europeias e recomendações da Organização Mundial de Saúde (Atenção Integrada para os Idosos, ICOPE), considerando os contextos nacionais e locais. O projeto implementou um conjunto de materiais e ferramentas TIC que podem ser facilmente utilizados para melhorar as competências dos cuidadores para promover o Envelhecimento Saudável, nomeadamente: 1) uma app de m-Learning para formação informal de cuidadores; 2) um curso de formação em blended-learning baseado num website de eLearning; e 3) um Livro Branco Digital que compilou, selecionou e adaptou recomendações europeias e nacionais sobre cuidados a pessoas idosas.
Resultados: Durante o processo de validação das três ferramentas digitais, os utilizadores finais, os profissionais de saúde, os peritos em TI e as partes interessadas manifestaram uma satisfação geral com os resultados do projeto. Estes incluem a qualidade do conteúdo, a utilidade, a compreensibilidade e a facilidade de utilização. O Livro Branco Digital foi identificado como o resultado mais valioso, relevante e útil.
Conclusões/Recomendações: O curso de formação e os materiais fornecidos pelo projeto EducAGE foram utilizados para aumentar as competências dos prestadores de cuidados para lidar com desafios específicos associados à prestação de cuidados e ajudá-los a desenvolver intervenções que contribuam para manter a capacidade intrínseca das pessoas idosas, continuando os mesmos a ser solicitados e disseminados junto dos cuidadores.
Financiamento: Este projeto foi cofinanciado pela União Europeia através do Programa Erasmus+, como projeto n.º 2021-1-PT01-KA220-ADU-000028254.