Journal Information
Vol. 13. Issue SC1.
Pages 9134 (August 1999)
Respuestas rápidas
Share
Share
More article options
Vol. 13. Issue SC1.
Pages 9134 (August 1999)
Full text access
EVOLUÇÃO DA MORTALIDADE POR ACIDENTES DE TRANSITO POR VEÍCULOS A MOTOR EM PORTUGAL. 1984-1997
Visits
268
J. Catarino, M. Carreira
This item has received
Article information
Full Text
Statistics
Full Text

EVOLUÇÃO DA MORTALIDADE POR ACIDENTES DE TRANSITO POR VEÍCULOS A MOTOR EM PORTUGAL. 1984-1997

J Catarino*, M Carreira. Direcção-Geral da Saúde.

Alameda D. Afonso Henriques 47, 1049-005 Lisboa. Portugal

Tel: 351 1 8430671 Fax: 351 1 8430530/1 e-mail: jcatarino@dgsaude.min-saude.pt

Introdução e objectivos: Os Acidentes de Trânsito por Veículos a Motor representam um dos maiores problemas de Saúde Pública em Portugal, não só pelo seu elevado número, como também por atingirem principalmente os grupos etários mais jovens.

Assim, este trabalho tem como objectivos:

1- Estudar a evolução da mortalidade por Acidentes de Trânsito por Veículos a Motor, em Portugal, entre 1984 e 1997.

2- Estimar o número de anos de vida potencial perdidos e a sua evolução ao longo do período em estudo.

3- Averiguar possíveis diferenças na evolução da mortalidade específica por grupos etários.

4- Avaliar a sazonalidade da mortalidade por esta causa.

Material e Métodos: Os dados sobre os óbitos por Acidentes de Trânsito por Veículos a Motor foram identificados na base de dados nacional de óbitos e recolhidos nas publicações do Instituto Nacional de Estatística (INE). As estimativas das populações foram fornecidas pelo INE. Para o cálculo das taxas de mortalidade padronizadas utilizou-se a população padrão europeia.

Resultados: Observou-se que existe grande diferença entre as taxas de mortalidade existente no início e no final do período em estudo. O sexo masculino é o mais atingido por esta causa de morte para todos os grupos etários. Em relação aos grupos etários verifica-se que os mais atingidos são os de idade superior a 65 anos seguidos de perto pelo grupo etário dos 15 aos 24 anos, para ambos os sexos em conjunto. No sexo masculino observa-se um padrão idêntico ao da população em geral, enquanto que no sexo feminino a mortalidade por Acidentes de Trânsito por Veículos a Motor vai aumentando com a idade. Quando se estuda o número de anos de vida potencial perdidos observa-se uma diminuição ao longo do período em estudo passando-se de um total de cerca de 80000 anos de vida potencial perdidos em 1984 para cerca de 55000 em 1997. Este fenómeno está relacionado com uma diminuição dos anos de vida potencial perdidos no sexo masculino, pois que este número se manteve muito constante para o sexo feminino. Verificou-se que nos últimos três anos houve um decréscimo na taxa de mortalidade especifica dos grupos etários onde os acidentes de trânsito são predominantes. Relativamente à possível existência de sazonalidade em relação a esta causa de morte verificou-se que ela existe, é caracterizada por um aumento de incidência nos meses de Verão (Julho e Agosto), e por um pequeno decréscimo no final do Inverno (Fevereiro e Março).

Discussão e Conclusões: Observando os resultados obtidos verifica-se que houve uma melhoria da situação em relação à mortalidade por Acidentes de Trânsito por Veículos a Motor em Portugal. Verifica-se que essa melhoria se deveu essencialmente a uma diminuição do número de óbitos por Acidentes de Trânsito por Veículos a Motor no sexo masculino e dentro deste sexo para o grupo etário dos 15 aos 24 anos. Esta situação foi mais evidente para os últimos três anos do estudo.

Idiomas
Gaceta Sanitaria
Article options
Tools
es en

¿Es usted profesional sanitario apto para prescribir o dispensar medicamentos?

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?